COMO TIRAR A SEGUNDA VIA DO SEU RG EM SANTA CATARINA

CNJ EDITA RESOLUÇÃO SOBRE UNIÃO HOMOAFETIVA
22 de maio de 2013
CALENDÁRIO DE EVENTOS 2013 DO TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS DE PORTO BELO
22 de maio de 2013

COMO TIRAR A SEGUNDA VIA DO SEU RG EM SANTA CATARINA

carteira-de-identidade-tapes
O que fazer se você perdeu, extraviou ou teve seu documento de identidade furtado, para providenciar uma segunda via do documento?

Instituto Geral de Perícias – Instituto de Identificação de SC

 

A competência em Santa Catarina para emitir primeira e segunda via do documento de identidade é do Instituto de Identificação, órgão ligado ao Instituto Geral de Perícias da Secretaria de Segurança Pública do Estado. www.igp.sc.gov.br

 

QUAIS AS PROVIDÊNCIAS?

1º passo – Registro da Ocorrência

PERDEU OU EXTRAVIOU?

Em caso de perda ou extravio do seu documento, você deve acessar o link abaixo e preencher seus dados e as informações que tiver sobre os documentos perdidos ou extraviados.

http://sistemas.sc.gov.br/bocidadao/

 

FURTO OU OUTRO ATO CRIMINOSO

O Boletim de Ocorrência para furto ou outro ato violento ou criminoso que tenha originado a perda ou destruição do documento de identidade  deverá ser formalizado junto à Delegacia de Polícia Civil mais próxima da sua residência ou do local onde o fato ocorreu.

 

2º passo  – Documentos necessários

 

  • Boletim de Ocorrência (conforme primeiro passo)
  • Solteiros: Certidão de nascimento original (em bom estado e sem rasuras) e cópia simples ou  cópia autenticada e cópia simples;
  • Casados, separados, divorciados ou viúvos: certidão de casamento original (em bom estado e sem rasuras) e cópia simples ou  cópia autenticada e cópia simples. Ela deve conter os dados atualizados, que demonstrem de forma clara a atual situação civil do cidadão. Quando houver averbação à margem, as retificações devem estar incorporadas no corpo da certidão; na observação só deverão constar as averbações
  • Duas fotos 3×4: As fotos devem ser recentes e iguais, sem data, com fundo branco, sem retoques; A posição deve ser de frente, dos ombros para cima, com o rosto centralizado e em destaque; A expressão facial deve ser normal, sem sorriso; Não utilizar óculos, tiaras, nenhum adorno que encubra total ou parcialmente o cabelo ou a imagem do rosto; Não utilizar bonés, chapéus, boinas, lenços, ou qualquer coisa que esconda a testa, pois a mesma deve estar à mostra; Utilizar vestimenta compatível. Não vestir camisetas impressas com propaganda ou logotipos e dizeres inconvenientes, nem camiseta regata, nem top; Orientações religiosas serão respeitadas, sendo permitido o uso do hábito, turbante e outros que deixem o rosto à mostra.

3º. Passo – Comparecer ao IGP

 

Com os documentos em mãos, você deverá comparecer a um Posto de Identificação, para fazer as impressões digitais e assinar o documento. Se você mora em  Bombinhas, Porto Belo, Itapema, deverá procurar o Posto de Identificação de Balneário Camboriu:

Rua 1542, nº 515 – Centro – Balneário Camboriú
Fone; (47) 3347-1354
Horário: das 13:00 as 17:00h.

Para outros locais consulte: http://www.igp.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=82&Itemid=115

 

4º. Passo – Pagar a taxa

 

No Posto de Identificação, será fornecido guia para pagamento da taxa de expedição da 2ª. via da Carteira de Identidade. Para emissão em prazo normal (15 dias) o valor da taxa é de R$22,20. Se você precisa do documento em 5 dias úteis, o valor da taxa é R$28,20

 

5º. Passo – Retirar o documento

 

Após o pagamento da taxa e decorrido o prazo, basta voltar ao Posto de Identificação e retirar o documento. Qualquer pessoa pode retirar se possuir o protocolo entregue.

12 Comentários

  1. Oi!!! td bem
    Eu quero saber fazer documento casado, identidade nome trocar sobrenome é marido…
    Mas aonde lugar?
    me resp?
    Eu sou dificiência auditiva….

    • Daisy disse:

      Olá Márcia… você deverá procurar o Instituto de Identificação do seu Estado e levar com você a carteira de identidade antiga e certidão de casamento original… terá que fazer uma nova carteira de identidade…dependendo do Estado, precisará levar também foto atualizada dentro do padrão exigido e recolher as taxas. Espero ter ajudado.

  2. alexader balbino de oliveira disse:

    Boa tarde,gostaria de saber como faço pra fazer a 2 via da identidade a minha atual nao esta em boas condiçoes,o que preciso levar?

    • Daisy disse:

      Olá… além das providencias já referidas no post, deverá levar com você a carteira antiga para ser inutilizada no ato de recebimento da nova.

  3. Eduardo da silva elena disse:

    Boa noite eu gostaria de saber como tira a segunda via da identidade e aonde que eu perdi a minha identidade

  4. Renato Carlson disse:

    É possível agendar o comparecimento ao IGP para emitir a segunda via de um RG perdido?

    • Felipe Lutkemeyer disse:

      Boa tarde, Renato!

      No momento não temos informação acerca do atendimento do IGP. No entanto podes entrar em contato com o IGP de Balneário Camboriú pelo telefone (47)3393-7388 para verificar a possibilidade de agendamento.

      Abraço!

  5. Ruth Azer Duarte Grangeiro disse:

    Boa tarde. Meu RG está velho precisando de fazer a 2 ° . Mas estou atualmente morando no Rio de Janeiro. Nesse caso posso fazer por aqui ? Mudará o número? Pois o meu RG foi feito em SC.
    Obrigada pela atenção.

    • Felipe Lutkemeyer disse:

      Boa tarde, Ruth!

      Podes sim fazer um novo RG do Rio de Janeiro, porém terá outra numeração devido o documento ser emitido por um órgão estadual, ainda não existindo um órgão nacional para unificar os cadastros.

      Abraço!

      • Ruth Azer Duarte Grangeiro disse:

        Boa noite. Caso eu queira permanecer com o mesmo número, precisarei ir até a origem do RG? Se caso sim precisarei de fazer o que? Qual o procedimento e tempo que terei para obter o novo RG?

  6. Ruth Azer Duarte Grangeiro disse:

    Boa noite. O que implicará com a numeração modificada da 2 via do RG?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *